• Rancho do Jorjão

Narguilé é tão prejudicial a saúde quanto cigarro e endurece as artérias



O cachimbo de água, mais conhecido no Brasil como narguilé, é um cachimbo de água que permite a uma pessoa fumar tabaco, combinando-o frequentemente com sabores doces, como maçã, chocolate, coco, alcaçuz, melancia e outros.


Muitas pessoas usam cachimbos de água há séculos na antiga Pérsia e Índia. Hoje, as pessoas costumam fumar um cachimbo de água como um grupo, em casa ou em cafés ou lounges.


Dentre outros nomes para um cachimbo de água incluem cachimbo de água, narguilé ou shisha, sendo este último uma palavra que também pode se referir ao tabaco com sabor.


Algumas pessoas no mundo, têm ideias erradas de que fumar cachimbo de água não é prejudicial à sua saúde ou não é tão perigoso quanto outros tipos de fumo. Neste artigo, examinamos os riscos à saúde associados ao tabagismo.


Riscos para a saúde


Um narguilé tem vários componentes universais, incluindo uma tigela de água, corpo de metal, uma cabeça com orifícios no fundo e uma mangueira flexível com um bocal.

Esse dispositivo funciona queimando carvão que queima uma mistura de tabaco, além de aquecer a água. A fumaça que o carvão gera ajuda a mover o tabaco pela água e mangueira e até o bocal.


O uso de um narguilé expõe uma pessoa à fumaça do tabaco, que contém componentes nocivos, como monóxido de carbono. A água no cachimbo de água não filtra esses componentes.


Mesmo que uma pessoa não fume diretamente desse cachimbo de água, ela ainda pode inalar o fumo passivo, se estiver próximo a ele.


Alguns dos possíveis efeitos à saúde


Alterações e complicações da função pulmonar, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e bronquite.

Um aumento significativo do risco de doenças cardíacas, como doenças cardíacas e ataques cardíacos.


Pode aumentar o risco de câncer, especialmente câncer de pulmão, garganta e boca. Aumenta o envelhecimento prematuro da pele, uma vez que fumar tabaco pode diminuir a quantidade de oxigênio que chega à pele.

Pode aumentar o risco de doenças infecciosas, como mononucleose e herpes oral, e ainda as pessoas também podem aumentar o risco de infecções respiratórias se compartilharem o bocal do cachimbo de água com outras pessoas.


Narguilé x  cigarros


De acordo com os grandes estudos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), fumar tabaco através de um cachimbo de água tem “muitos dos mesmos riscos à saúde que fumar cigarro”.


Um bom exemplo, a fumaça do tabaco ainda fornece nicotina, uma substância altamente viciante. Já no caso da fumaça do cachimbo de água (narguilé) também exige que o carvão seja queimado, o que interage com o tabaco, criando vapores que podem ser tão tóxicos quanto a fumaça do cigarro.


Pessoas que usam um cachimbo de água podem ficar expostas às toxinas da fumaça por mais tempo do que se fumavam, de acordo com o estudo, uma pessoa fuma um cigarro em média 30 vezes, mas pode dar 300 tragadas durante uma sessão de narguilé de uma hora.


Fumar um cachimbo de água fornece mais de 2,5 vezes a quantidade da nicotina como fumaça de cigarro, de acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas, citando pesquisa liderada pela Escola de Pittsburgh, no caso este volume de nicotina tem o potencial de ser altamente viciante.


Mitos


Fumar cachimbo de água não é viciante


A fumaça do cachimbo de água contém nicotina, um composto altamente viciante.


A água na fumaça do cachimbo de água filtra ingredientes nocivos.


A água na fumaça do cachimbo de água não filtra quaisquer produtos químicos nocivos, estes cigarros “queimam” os pulmões porque usam calor, e a fumaça do cachimbo de água é mais fria, portanto não queima. A fumaça de um cachimbo de água ainda pode danificar o coração e os pulmões, mesmo depois de esfriar.

0 visualização
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza

©2014 por Rancho do Jorjão.