• Rancho do Jorjão

Cozinhar com banha de porco é muito melhor do que com óleo de girassol ou canola; afirma médico




Talvez você já tenha experimentado uma refeição preparada com banha e/ou gordura de porco, neste caso deve ter sentido um sabor diferente e muito agradável, concorda?


Antes do surgimento do óleo vegetal feito à base de soja, girassol, canola, entre outros, a banha de porco era a opção mais usada para no preparo dos alimentos. Contudo com o passar do tempo a banha de porco começou a ser tratada como grande vilã, por supostamente aumentar o colesterol ruim e elevar o risco de infarto.


Porém, há pouco tempo a comunidade médica jogou o mito sobre os malefícios da banha de porco, por terra e informou que se trata de um ingrediente saudável para ser utilizado na culinária.


Segundo o Dr. Flávio Madruga, nutrólogo e especialista em medicina esportiva, a banha de porco é mais benéfica a saúde do que os óleos industrializados e refinados.

Óleos vegetais refinados: eles oxidam quando são aquecidos e liberam substâncias altamente tóxicas e inflamatórias, contou o médico.


Banha de porco: assim como o azeite e o óleo de coco, a banha de porco oferece uma excelente quantidade de graxos monoinsaturados, sendo assim ao ser aquecida não sofre oxidação tão facilmente.


Benefícios da banha de porco para a saúde


Quanto mais se pesquisa sobre os benefícios da gordura animal, mãos fica claro que nossos avós estavam certos ao cozinharem com a banha de porco. Veja os benefícios:


Livre de gordura trans;

Baixo teor de sódio;

Fonte de vitaminas B, C, D e cálcio;

Rico em minerais, fósforo e ferro;

Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, elevando o colesterol bom HDL e diminuindo o colesterol ruim.


Outra vantagem que deve ser levada em consideração é que a banha de porco é mais barata do que os óleos de girassol e canola.


Fonte: Vix

0 visualização
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza

©2014 por Rancho do Jorjão.