• Rancho do Jorjão

A alface é uma hortaliça muito saborosa e que possui muitos benefícios à saúde: veja



A alface é uma hortaliça muito saborosa e que possui muitos benefícios à saúde, é rica em fibras, contém quantidades razoáveis de betacaroteno, vitamina B1, B2, folato, vitamina C e também dos minerais: cálcio, ferro e potássio.

A alface deve ser consumida crua e para garantir a qualidade compre produtos orgânicos, escolha as que estão com as folhas de cor viva e não estejam murchas e pode ser consumida todos os dias.


Lave bem suas folhas e depois deixe de molho na água com um pouquinho de vinagre para remover os parasitas. Depois lave novamente em água abundante e prepare uma deliciosa salada que pode ser temperada do seu gosto usando sal, azeite, limão ou vinagre. 

Seus benefícios são:


- Ajuda a perder peso:


A alface possui pouca caloria e torna um aliado importante para quem está de dieta. Suas fibras ajudam nesse processo e facilitam a digestão e manter o peso ideal.


- Previne o câncer:


Estudos mostraram a ação de alface sobre as células cancerígenas e comprovaram sua eficácia. Pode ser usada como tratamento natural para o câncer, onde se percebe a destruição dessas células. Também a presença de vitamina C conhecida por suas propriedades antioxidantes eliminam os radicais livres causadores de tumores.


-Combate a insônia:


A Alface possui capacidades calmantes, é indicada para quem não tem boas noites de sono. A explicação está naquele líquido esbranquiçado que sai da folha quando cortamos, chamado letucarium, que tem o poder de relaxar a mente eliminando a ansiedade e estresse.

Uma boa dica é tomar suco de alface com laranja antes de dormir.


- Melhora o fluxo sanguíneo:


As boas quantidades de vitamina C encontrada na alface é capaz de prevenir doenças cardíacas. Destacando a vitamina K, que diminui as chances de ocorrer aterosclerose melhorando o fluxo sanguíneo pelas artérias. Então, para quem tem histórico de doenças do coração na família, passe a consumir esta hortaliça pelo menos 2 vezes na semana.


- Rejuvenesce a pele:


A Alface é uma hortaliça rica em vitamina A, que é responsável pela renovação das células. Também, as vitaminas C e E protegem contra a ação de células que danificam o organismo deixando a pele sempre macia.


-Facilita a digestão e regula o intestino:


A Alface é rica em fibras facilitando o percurso feito pelo alimento no trato digestivo. A fibra pectina em especial se destaca pela forma como atua. Ela é uma fibra solúvel, ou seja, é diluída em água onde se transforma em um gel que ajuda na passagem da comida pelo sistema digestivo permitindo o funcionamento regular do intestino.


-Controla a glicose no sangue:


O principal motivo está no baixo índice glicêmico, que ajuda a controlar a glicose devido o aumento na produção de insulina.


Uma dica é comer alface após consumir uma comida muito açucarada.


Fonte da Pesquisa: Cura pela Natureza

Créditos da foto: Andréa Ribeiro.

(Esta matéria é informativa e não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.)

0 visualização
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza

©2014 por Rancho do Jorjão.