• Rancho do Jorjão

9 sintomas que fazem voce perceber que seu corpo esta deficiente de vitamina C



Como um nutriente essencial, vitamina C (acido ascórbico) protege o corpo contra deficiências do sistema imune. O corpo necessita de doses regulares de vitamina C para prevenção do desenvolvimento de doenças comuns e problemas de saúde mais graves.


Mas a maioria das pessoas não ingere quantidade suficiente do nutriente. Quando o corpo tem níveis baixos de vitamina C, esse sintoma se manifesta de muitas maneiras. Veja alguns sinais iniciais de que seu corpo esta deficiente em vitamina C.

1. Sua gengiva incha e sangra frequentemente


Gengivas vermelhas, inchadas e sangrando é um dos sinais comuns de deficiência de vitamina C. seus dentes e gengivas precisam de quantidade adequada de vitamina C para níveis de saúde ótimos.


Esse nutriente fortalece o tecido epitelial, que estão presentes por todo o corpo. Nas gengivas, o epitélio funciona como uma barreira contra bactérias que podem causar doenças dentarias. Se seu corpo esta deficiente em vitamina C, suas gengivas incham, se tornam inflamadas e sangram com facilidade. É um dos sintomas mais comuns de vitamina C.


Sua gengiva também pode recender. Baixos níveis de vitamina C está ligado a periodontite, de acordo com o estudo da American Society of Microbiology. Essa doença leva a infeção e danos na gengiva que pode causar a perda de dentes também.

2. Seu cabelo está cheio de pontas duplas


Vitamina C que seu corpo absorbe atinge primeiro os tecidos e órgãos e depois os nutrientes atingem o cabelo. Se seus níveis de vitamina C são menores que o ideal, a raiz do seu cabelo não deve conseguem se nutrir o tanto que precisam. Assim, você acaba com cabelo seco e pontas duplas.


Adicionalmente, vitamina C no corpo ajuda a absorver ferro que também estimula o crescimento capilar. Deficiências, portanto, podem não apenas reduzir o crescimento do cabelo mas também levar a calvície.

3. Seu nariz sangra com facilidade


Ingestão regular de vitamina C diminui a fragilidade dos capilares. Uma vez que o nariz possui vários dessas pequenas veias próximo a superfície da pele, o nariz pode ser bem sensível. Se você sofre de sangramentos frequentes, você pode ter um nível inadequado de Vitamina C no seu organismo.


Um sangramento no nariz, é um dos sinônimos de escorbuto, ou uma condição que mostra a deficiência de acido ascórbico no corpo. Para evitar um sangramento nasal você deve fornecer seu corpo com suficiente vitamina C.

4. Sua pele esta seca e vermelha


Pele seca, rugosa e vermelha são uma indicação que não há acido ascórbico suficiente no sistema. Seu corpo precisa de vitamina C para combinar com o colágeno para manter sua pele rosada e saudável.


A falta de vitamina C pode também levar ao desenvolvimento de uma condição cutânea chamada dermatoses. Apesar de mais comum entre os mais jovens, essa condição ocorre em qualquer idade.


Ela é caracterizada por placas e elevações cutâneas que podem aparecer nas coxas, braços e bochechas.


Dermatose pode causar coceiras leves. Enquanto ela não dói e não é uma condição seria, a secura da pele é uma condição desconfortável. Hidratantes e loções com componentes de vitaminas ajudam a tratar a pele seca e diminuir as rugas.

5. Você se machuca com facilidade


Machucados ocorrem quando capilares sanguíneos debaixo da pele quebram, levando o sangue a se espalhar pelas áreas afetadas. Por conta de suas veias estarem mais fracas sem vitamina C, um simples choque pode resultar em hematomas. Existem situações onde você não sabe como obteve os hematomas dos seus braços e pernas? Agora você tem uma explicação para isso – seu corpo provavelmente esta deficiente de vitamina C.


De acordo com a Universidade de Michigan, machucados também podem indicar outras condições medicas. Experts dizem que a parte de comer alimentos ricos em vitamina C, suplementos diários de 400 mg de vitamina C com 400 mg de flavonoides são recomendados.


6. Suas feridas cicatrizam lentamente


Você tem cortes e arranhões que demoram semanas para cicatrizar? Você se operou e sentiu dor na região da ferida? Ela pode não estar cicatrizando rapidamente por que seu corpo não tem quantidades suficientes de vitamina C para ajudar na cicatrização da pele em torno da ferida.


Vitamina C tem um papel importante no reparo do tecido, como sugerido pelo Jornal of dental Research. Sua deficiência retarda a taxa de formação de colágeno, causando as feridas para cicatrizar mais lentamente. O que também pode prevenir feridas de infecionar.

7. Você tem dor nos tendões


Tendões que incham com dor podem estar inflamados. Isso é comum para quem sofre de artrite. De acordo com a Arthritis Foundation, pessoas com baixo nível de vitamina C tem ate três vezes mias chances de desenvolver a doença.


Uma vez que os tendões contêm vários tecidos ricos em colágeno, eles também podem ser afetados pela deficiência de vitamina C. Por outro lado, pessoas com ingestão regular de vitamina C tem menos chances de desenvolver a doença.

8. Você frequentemente sente frio


Estudos mostram que a vitamina C acumula dentro de várias células do sistema imune para ajudar a combater a infeção e destruir os patógenos causadores de doença. Vitamina C ajuda com a produção de glóbulos brancos que ataca vírus e bactérias. Também é um antioxidante que protege as células de infecção


Deficiência de vitamina C é acumulada com baixa imunidade e maior risco de infecção, incluindo doenças mais graves como pneumonia, se seu corpo esta com baixos níveis de vitamina C, você provavelmente esta susceptível a gripe, e esta fraco contra vírus ou infecções de garganta.

9. Normalmente você não esta de bom humor


Dois dos primeiros sinais da deficiência de vitamina C é fatiga e mau humor. Você já se viu cansado e triste sem explicação? Deficiência de vitamina C tem sido provado como uma causa fisiológica para isso também.



Esses sintomas podem aparecer antes da doença desenvolver completamente. Estudos separados em pacientes hospitalizados e alunos de idade escolar com ansiedade mostraram que seu humor pode mudar positivamente ate 34% depois de tomar suplementos de vitamina C.

0 visualização
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza

©2014 por Rancho do Jorjão.